Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Sargaço, a alga que alimenta o Atlântico Norte

“Não existe nada parecido noutro oceano”, diz o biólogo Brian Lapointe. “Não há nenhum outro sítio no planeta que sustente tamanha diversidade no meio do oceano e isso deve-se a esta alga.”

Brian refere-se a uma alga flutuante conhecida como sargaço, existente numa zona do Atlântico conhecida como Mar dos Sargaços. As fronteiras deste mar são vagas, definidas não por massas terrestres, mas por cinco grandes correntes que circulam em sentido horário em redor das Bermudas. Distantes de qualquer continente, as suas águas são pobres em nutrientes e, por conseguinte, excepcionalmente transparentes e azuis.

O Mar dos Sargaços, parte do Giro do Atlântico Norte, foi frequentemente descrito como deserto oceânico e pareceria sê-lo, não fossem os tapetes flutuantes de sargaço.

mais detalhes