Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa recebe delegação oficial da Província de Guangxi, China

O Porto de Lisboa recebeu a visita de uma delegação oficial do governo da província de Guangxi, liderada pelo Vice-Presidente da Assembleia Popular, que se deslocou a Portugal a convite do Secretário de Estado da Economia, tendo sido acompanhada por representantes da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Chinesa.

Com o intuito de se vir a elencar eventuais oportunidades de cooperação com o Porto de Lisboa, na área das trocas comercias e do desenvolvimento portuário, esta visita teve início com uma breve apresentação do porto de Lisboa e dos terminais de movimentação de mercadorias e cruzeiros. De realçar o especial enfoque na experiência acumulada pelo porto de Lisboa na utilização da Janela Única Portuária (JUP II) e a articulação digital entre os diversos intervenientes públicos e privados que a mesma permite, com os ganhos de eficiência associados a esta plataforma, bem como na evolução na mesma para o projeto da Janela Única Logística (JUL).

A província de Guangxi tem vindo a apostar no desenvolvimento do comércio marítimo, como demonstra a aposta no Novo Corredor Terrestre-Marítimo de Comércio Internacional, que usa os portos do Golfo de Beibu, em Guangxi, para a ligação com Singapura e outros países da ASEAM (Associação das Nações do Sudeste Asiático).

A delegação teve, ainda, oportunidade de visitar o Centro de Controlo do Tráfego Marítimo, que recentemente sofreu uma atualização do respetivo hardware e software, tendo a visita terminado com a vista panorâmica da entrada do Porto de Lisboa.