Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Dia de visitar o Farol de Aveiro

“Em nuvens que tapam a visibilidade | Em sons de ondas a bater | Eis que surge uma luz | Que ajuda a quem aparecer. | É uma luz que guia | Que ajuda ao destino chegar | E todos ficam felizes | Quando em terra conseguem os pés colocar”. O poema, da autoria do “blogger” Blue Heaven, explica bem o papel fulcral que o farol tem para a navegação marítima.

Para melhor ajudar a perceber o papel destas torres enormes que estão espalhadas em mais de 50 pontos em toda a zona costeira do continente português e ilhas, desde 2011 que todos os faróis nacionais abrem as suas portas ao público para dar oportunidade a todos de poderem conhecer, por dentro, todo o mecanismo que por fora as paredes escondem.

O Farol de Aveiro , mais conhecido por todos como o Farol da Barra, por estar localizado na praia da Barra, na freguesia da Gafanha da Nazaré (Ílhavo) , não é excepção e abre as suas portas todas as quartas-feiras, à tarde (hoje inclusivamente entre as 14 e as 17 horas), quer chova ou faça sol.

O Diário de Aveiro integrou um grupo de visitantes na última quarta-feira. Ainda o relógio não marcava as 13.30 horas e, sob um sol abrasador, já se contavam cerca de 50 pessoas na fila à espera que a porta abrisse.
Lá dentro, o chefe do farol, Nogueira da Silva, preparava a tarde de visitas, colocando “pop-ups” informativos sobre o farol para impedir a passagem dos visitantes para salas onde o público não pode aceder, enquanto o faroleiro José Lemos subia pelo elevador os 62 metros da torre para receber, depois, os visitantes.
Desliga-se depois o elevador.
São duas horas da tarde e eis que se abrem as portas.

continue a ler aqui

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~