Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

50 ESCALAS DE NAVIOS DE CRUZEIROS TRAZEM AOS AÇORES 60 MIL PASSAGEIROS

Esta quinta-feira, dia 29 de agosto, é aguardada a visita do navio de cruzeiros Veendam ao Porto de Ponta Delgada, numa escala que assinala o início da segunda época de maior movimento de navios de turismo nos portos açorianos. O navio da centenária Holland America Line está a realizar uma viagem transatlântica entre Lisboa e Boston, com visitas programadas, além da cidade micaelense, a St. John's, St. Pierre, Sydney, Halifax e Bar Harbor. Os 1274 passageiros e 555 tripulantes são aguardados no Terminal das Portas do Mar pelas 7 horas desta quinta-feira e rumam ao Canadá cerca das 16h30m do mesmo dia.

Tendo por base as escalas já agendadas, a Portos dos Açores S.A. estima que até ao final do corrente ano se concretizem 50 escalas de navios de cruzeiro, que deverão trazer à Região perto de 60 mil passageiros e 25 mil tripulantes. Outubro, com 19 visitas, afigura-se como o mês mais dinâmico e novembro, com 12, também se perspetiva interessante. Ponta Delgada, com 26 escalas, deverá registar a maior afluência de paquetes, seguido pelos portos da Praia da Vitória, com dez, e Horta, com seis. Neste período, gostaríamos de destacar a estreia, em várias ilhas, do novíssimo navio de cruzeiros temáticos da referenciada Hapag Lloyd, o Hanseatic Nature, uma vez que se trata de um armador que tem neste arquipélago um destino de eleição. Este é o primeiro de um trio de novos navios construído no contexto de renovação daquela frota e que vão substituir os conhecidos Hanseatic e Bremen.

Ainda no que concerne a escalas inaugurais, realce para os navios Norwegian Pearl (novembro) e Viking Sky (dezembro) em Ponta Delgada, no entanto a primeira visita do Mein Schiff Herz a Ponta Delgada e Praia da Vitória (dezembro) merece particular destaque. Tal situação resulta do facto do armador germânico TUI Cruises incrementar muito significativamente a sua presença nos Açores com a realização de duas escalas mensais na época de inverno. A novidade ganha maior relevância se tivermos em conta o facto da TUI ter escalas programadas no arquipélago até 2023.

Primeiro a AIDA, agora a TUI e são já dois importantes amadores a realizar escalas regulares nos Açores, o que traduz a relevância que o nosso destino tem vindo a conquistar junto do mercado alemão.