Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Infraestruturas de Portugal lança obra na linha ferroviária de Leixões

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público para as obras de estabilização de taludes na linha ferroviária de Leixões e o sistema de concordância de Gemil.

Segundo a empresa liderada por António Laranjo, o investimento previsto neste projeto é de 3,2 milhões de euros, “no reforço das condições de segurança e circulação ferroviária”.

“A Infraestruturas de Portugal informa que foi publicado em Diário da República o concurso público para a contratação de empreitada de estabilização de taludes localizados na linha de Leixões, entre os km 4,360 e 20,430, e na concordância de São Gemil, entre os km 3 e 3,680, nos concelhos de Gondomar, Maia e Matosinhos”, explicou hoje, 23 de agosto, a empresa pública, em comunicado.

De acordo com esse mesmo documento, “a empreitada tem como objetivo a estabilização geotécnica e estrutural de um total de 11 taludes de escavação de maciço rochoso granítico (9 na linha de Leixões e 2 na concordância de São Gemil), onde foram identificados sinais de potencial instabilidade que poderiam vir a comprometer as condições de circulação ferroviária, por via de deslizamentos e queda de blocos, nestas duas importantes ligações estratégicas para o tráfego ferroviário de mercadorias”.

Ainda segundo a IP, o prazo previsto para a execução da empreitada é de 18 meses.

A linha de Leixões, inaugurada em 1938, liga a linha do Minho, na estação de Contumil, ao porto de Leixões.

Por seu turno, a concordância de São Gemil tem início na Eetação de Ermesinde, onde entroncam as linhas do Minho e Douro e o términus na estação de São Gemil (linha de Leixões), possibilitando a ligação direta entre o porto de Leixões e as linhas do Minho e Douro.

fonte