Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MINISTRA DO MAR INAUGUROU A RENOVADA RAMPA DAS BALEIAS, EM SETÚBAL

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugurou esta quinta-feira a renovada Rampa das Baleias, em Setúbal, depois da empreitada de reabilitação levada a cabo pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS).

A empreitada de reabilitação da rampa varadouro e esporão adjacente em Santa Catarina, comumente designada por “Rampa das Baleias”, vem melhorar a segurança e a qualidade de utilização pública desta infraestrutura de apoio à náutica de recreio.

A intervenção na Rampa das Baleias tornava-se prioritária uma vez que a mesma se encontrava bastante deteriorada, pelo seu longo tempo de vida útil e pela ausência de operações de manutenção. Ao longo dos últimos anos, tinha sido alvo de diversas intervenções sem qualquer tipo de estudos e projeto, deixando a rampa com uma geometria irregular, colocando frequentemente em risco a segurança dos utilizadores e disponibilizando condições de utilização muito deficientes a todos os nautas que a procuravam.

«Quando, há cerca de dois anos, o temporal que assolou diversas zonas do país quase fez desaparecer a rampa, a população e os diferentes utilizadores ocasionais mobilizaram-se numa ação espontânea e, com o seu trabalho, com os seus meios e o dispêndio do seu tempo livre, tornaram novamente operacional esta rampa. Contudo, estando esta infraestrutura na área de jurisdição do Porto de Setúbal e correspondendo ao alerta de muitas vozes, o Ministério do Mar e a APSS não poderiam ficar indiferentes à necessidade de corresponder a este anseio popular e intervir de uma forma mais consistente e duradoura neste projeto», referiu a Ministra do Mar na cerimónia de reabertura da rampa.

Complementarmente, a intervenção da APSS contemplou ainda a melhoria do acesso à estrada E10/4, com 70 metros de extensão e 10 metros de largura.

A empreitada foi adjudicada à empresa Obricaje, por um valor total de 45.000€, ao qual acresce 1.000€ para o melhoramento ao acesso à estrada E10/4. No âmbito da intervenção, foi também melhorado o esporão existente, que se encontrava bastante danificado.

Fotografias de Mário Romão