Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.

Notícias
![]() |
Investimento de mais de mil milhões no Porto de Sines
Conselho de Ministros dá luz verde ao Terminal Vasco da Gama e à expansão do Terminal XXI
Em reunião do Conselho de Ministros, o Executivo aprovou hoje os diplomas que definem as bases da concessão do novo Terminal Vasco da Gama e a ampliação do actual Terminal XXI. Os dois projectos, há muito desejados pela comunidade portuária nacional e tidos como catalisadores essenciais da evolução contínua do porto alentejano, integram a estratégia de aumento da competitividade portuária, idealizada pelo Ministério do Mar.
Assim, o Decreto-Lei nº 225/2019 aprova as bases da concessão de exploração, em regime de serviço público, de um novo terminal de contentores (denominado de Vasco da Gama) no porto de Sines, incluindo o seu projecto e construção. Já o Decreto-Lei nº 328/2019 altera as bases da concessão da exploração, em regime de serviço público, do Terminal XXI para movimentação de contentores no porto.
• Investimento de mais de mil milhões de euros
• Criação de mais de dois mil postos de trabalho
• Terminal XXI aumentará a capacidade de 2.3 milhões para 4.1 TEU
• Terminal Vasco da Gama terá capacidade para movimentar 3 Milhões de TEU/ano
LEIA O COMUNICADO DO MINISTÉRIO DO MAR