Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

REPORTAGEM TSF

Em Portugal, «a luz nunca se apaga»

Os faróis são museus vivos, guardam a História, e continuam a desempenhar a sua função de vigilância. Na costa portuguesa, são 53 ao todo. Só em 2017 os faróis portugueses receberam mais de 100 mil visitantes.

Na cabeça da lista está o Farol da Barra, que, embora seja no concelho de Ílhavo, é conhecido como o Farol de Aveiro: só este farol, entre 2014 e 2018, recebeu 55 mil visitantes.

Na era do GPS e da tecnologia, Portugal, ao contrário de alguns países da Europa, como por exemplo a França, decidiu manter ativos os faroleiros. Em França, os faróis resistem, mas são agora lugares de memória.

Na costa portuguesa, são 53 no total, mantidos a funcionar por mais de uma centena e meia de faroleiros. Com alta tecnologia, mas também com memória, os faróis mantêm-se com vida e na sua função de vigia. Alguns são já também espaços de turismo.

OUÇA AQUI A REPORTAGEM COMPLETA

EM ALTERNATIVA, PODE OUVIR AQUI

Em 2017, os faróis nacionais receberam a visita de 101.613 pessoas. O farol que está na praia da Barra, em Ílhavo, é conhecido como o Farol de Aveiro, e está no topo da preferência dos portugueses.

Os faróis são museus vivos. Guardam a História. Continuam a desempenhar a sua função de vigilância, garante o faroleiro chefe Silva. E abrem as portas a quem os queira visitar.

Continuamos a subir em caracol os 66 metros de altura do Farol de Aveiro. Já subimos mais de 150 degraus quando voltamos a parar.

mais detalhes

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~