Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ministra do Mar encerra 1.ª Edição do Curso de Operadores de VTS

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu esta sexta-feira à sessão de encerramento da 1.ª Edição do Curso de Operadores de VTS (Vessel Traffic Service), realizada na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).

No curso participaram operadores provenientes da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines, tendo, nesta sessão, sido entregues os diplomas aos formandos que concluíram a formação com sucesso.

A Ministra do Mar enalteceu a iniciativa e destacou a importância da boa preparação dos quadros que operam o VTS Costeiro e os VTS’s Portuários, cujos serviços prestados são essenciais para a segurança marítima, mas que cada vez mais assumem também um papel de gestão e de novas valências na Administração Marítima.

Ana Paula Vitorino referiu também a necessidade da ENIDH dar todo o apoio a estas formações e de continuar a aposta em toda a cadeia de valor do transporte marítimo, continuando a suportar as funções mais tradicionais de pilotagem e de máquinas.

Recorde-se que o serviço de VTS resulta do previsto no Decreto-Lei n.º 49-A/2012, diploma que enquadra e regula o Controlo de Tráfego Marítimo. Para isso, Portugal dispõe de uma rede de sistemas e serviços VTS, constituída por um sistema costeiro continental, (que se encontra em fase de expansão para as regiões autónomas), associados aos sistemas VTS portuários, que em conjunto permitem o controlo e monitorização conjunta formal e certificado das áreas costeiras e das aproximações, sendo um esforço e uma mais-valia para a segurança da navegação, dos marítimos e das populações, bem como para a preservação ambiental e combate à poluição.