Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DGRM assina contrato para a empreitada da navegabilidade do rio Guadiana

Em cerimónia presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) assinou esta sexta-feira o contrato da empreitada para a navegabilidade do troço Alcoutim-Pomarão do rio Guadiana, cujos trabalhos irão decorrer nos próximos meses. A empreitada contempla a realização das dragagens para a regularização da batimetria num canal de 30 metros ao longo do rio e a instalação do respetivo assinalamento marítimo, permitindo a navegabilidade diurna e noturna em adequadas condições de segurança.

O valor da empreitada é de 600.000€, contando com financiamento de 75% pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal (POCTEP 2014-2020), através de uma candidatura conjunta de Portugal e Espanha, e segue-se à primeira empreitada realizada neste rio entre Vila Real de Santo Antonio e Alcoutim.

Nesta mesma cerimónia, foi também assinado um protocolo entre a DGRM e a Câmara Municipal de Mértola, que tem como objetivo estabelecer as condições de cooperação técnica entre estas duas entidades para o estudo das melhores soluções para a projeto de navegabilidade do rio Guadiana, no troço compreendido entre Pomarão e Mértola, bem como nos melhoramentos das infraestruturas associadas.

No âmbito do presente protocolo, serão desenvolvidas as seguintes ações:
Elaboração do projeto de navegabilidade para o troço do rio Guadiana Pomarão-Mértola; Elaboração do projeto do assinalamento para a navegação;
Elaboração do projeto de melhoramentos das infraestruturas associadas;
Aprovação do estudo de impacte ambiental;
Criação e divulgação da marca de navegabilidade do Guadiana.

A navegabilidade do rio Guadiana é um fator importante para a revitalização económica das populações ribeirinhas deste rio, já que permitirá transformar o Guadiana num vetor agregador entre as zonas turísticas algarvias e o interior alentejano.