Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portugal em exercício de Geminação para uma Parceria de Energia Eólica Offshore

O WavEC Offshore Renewables anuncia que o projecto TWIND, dedicado à área da energia eólica offshore, foi aprovado para financiamento no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020 da UE. O projecto é coordenado pelo WavEC e reúne outras três entidades de investigação de renome a nível internacional: Tecnalia Research & Innovation (Espanha), Offshore Renewable Energy Catapult (Reino Unido) e Universidade Técnica de Delft (Países Baixos).

O projecto TWIND foi lançado em julho de 2019 e terá uma duração de três anos, com um orçamento total de 796 mil Euros. O seu objetivo global é o de criar uma rede de excelência que dinamize um leque de profissionais e estagiários de investigação especializados no domínio da energia eólica offshore, com vista a apoiar uma indústria emergente em Portugal, numa área em que se antecipa um crescimento acentuado mas que não tem ainda uma base de formação dedicada.

O projeto visa ampliar o perfil de investigação do WavEC como instituição de um país widening (Portugal), bem como o perfil de investigação do seu pessoal na área específica da energia eólica offshore, melhorando, ao mesmo tempo, a capacidade científica e tecnológica de todas as instituições envolvidas. Para tal, o TWIND procura assegurar a efectiva coordenação de esforços e instigar a excelência e a capacidade de inovação, através da transferência de conhecimento com os parceiros acima referidos, líderes internacionais no domínio da energia eólica offshore sedeados em países de elevado desempenho científico a nível europeu (Espanha, Reino Unido e Países Baixos). As capacidades combinadas dos parceiros estabelecerão as bases para explorar resultados de investigação já existentes e para investir no desenvolvimento de novos conhecimentos.

As iniciativas de networking e transferência de conhecimento estimularão atividades de investigação e o desenvolvimento de serviços altamente qualificados, com elevado impacto na economia e na sociedade, beneficiando assim não apenas o WavEC e as organizações parceiras, mas também Portugal como um todo. Para além disso, estas iniciativas dinamizarão ainda atividades de campo nas zonas de teste na costa Portuguesa com impacto a nível regional.

O TWIND está alinhado com diversas prioridades Nacionais e Europeias, nomeadamente a Estratégia Industrial do governo do Reino Unido, a Estratégia Industrial Portuguesa para as Energias Renováveis Oceânicas, publicada em 2017, e o Plano de Implementação de Energia Eólica Offshore SET Plan, adoptado em Junho de 2018, estabelecendo deste modo uma via de consolidação da estratégia do WavEC nesta área e estimulando o desenvolvimento de uma cadeia logística em Portugal para a energia eólica offshore flutuante.

Sobre o WavEC Offshore Renewables
O WavEC é uma associação privada sem fins lucrativos dedicada à consultoria e a atividades de I&D na área da energia renovável marinha, aquacultura offshore e soluções especiais de engenharia.