Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Albergaria e Murtosa dão força ao movimento em defesa da Ria de Aveiro

Os municípios de Albergaria-a-Velha e da Murtosa receberam o Movimento MARIA e afirmaram disponibilidade para apoiar conjuntamente iniciativas que visem a promoção da laguna.

Em reuniões separadas, o MARIA encontrou-se com os autarcas dos dois municípios para uma reunião de apresentação de cumprimentos e para troca de informação acerca dos objetivos e propósitos do Movimento de Amigos da Ria de Aveiro.

Ao longo de mais de duas horas, o encontro do MARIA com o Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, permitiu passar em revista alguns dos aspetos mais críticos para o equilíbrio do ecossistema da Ria, tendo ficado bem vincada a necessidade de futuramente a região vir a assumir os destinos da Ria através de uma entidade supramunicipal.

Houve igualmente coincidência de pontos de vista entre o autarca e os responsáveis do MARIA relativamente à insuficiência da obra de desassoreamento em curso, tendo ambas as partes considerado que seria adequado e necessário alargar o plano de trabalhos às zonas marginais onde estão fixadas as marinas e infraestruturas da pesca profissional e dos clubes náuticos.

Deste forma, seria feita a reposição de fundos e manutenção de quotas de modo a permitir a navegação, numa ação que dispensa a exigência de estudos de impacto ambiental por envolver pontualmente a remoção de menos de 100 mil metros cúbicos de sedimentos.

No outro encontro, com o Presidente e o Vice-Presidente da Camara Municipal de Albergaria-a-Velha, respetivamente, António Loureiro e Delfim Bismarck, foi igualmente sublinhado o propósito de a autarquia colaborar com o MARIA em ações que visem a promoção da Ria de Aveiro e permitam a reflexão e discussão de temas de interesse para a opinião pública.

Neste quadro, ficou acordado que o Movimento de Amigos da Ria de Aveiro organizará, depois do período de Verão, em colaboração com o município de Albergaria, uma conferência subordinada à temática do Baixo Vouga Lagunar.

O encontro vai integrar-se no Ciclo de Conferências, já em curso, do Movimento MARIA, que promove, entre outros temas, a discussão de assuntos como o Assoreamento, a Barra do Porto de Aveiro, a Pesca Artesanal e as Alterações Climáticas.

Em representação do MARIA, participam nas reuniões João Macara, José Luís Martins Pereira, José Paulo Vieira da Silva, José Rodrigues, Paulo Ramalheira e Pedro Martins Pereira.

fonte

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~