Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

A 11 DE JULHO

CPSI, Câmara Municipal de Sines e APS apresentam documentário «Sines e o Mar»

A CPSI - Comunidade Portuária de Sines, a Câmara Municipal de Sines e a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, apresentam o documentário “Sines e o Mar”, do realizador Francisco Manso.

11 de julho – 21:00 – Auditório da APS

Quando passam 522 anos da partida da 1ª Armada de Vasco da Gama à descoberta do caminho marítimo para a Índia, as três entidades uniram-se para avançar com um documentário, que ficará para a história, e que estabelece a ligação entre esta viagem épica e a cidade berço do navegador.

Nascido em Sines, em 1469, filho do Alcaide-Mor Estevão da Gama, Vasco da Gama, o “Almirante-Mor dos Mares da Índia”, recebeu, entre diversas honrarias e bens após o regresso dessa sua primeira viagem à Índia, duas vilas: Sines e Vila Nova de Mil Fontes.
Uma viagem, que deu a Portugal o controle do comércio das especiarias e riquezas do Oriente, que afirmou a supremacia da Rota do Cabo sobre as arriscadas viagens por terra de caravanas de mercadores desde a longínqua Ásia até ao Mediterrâneo e que mudou o mundo de então.

Vasco da Gama tornou-se um mito e as suas viagens marítimas o tema central de “Os Lusíadas”, de Luíz Vaz de Camões.
Sines tem um enorme significado para a história do nosso país e para o mundo moderno – o local onde nasceu o homem que foi pioneiro na ligação por mar entre o Ocidente e o Oriente, e que hoje continua a ter no mar a porta para o seu futuro.

Sines acolhe o maior porto português, que é também um dos maiores portos da Península Ibérica e um dos cem maiores do mundo.
Assim, Sines e o Mar são um binómio natural e indissociável. Terra de navegadores, de pescadores, o mar e as atividades económicas com ele relacionadas marcam o ritmo e a vida da cidade.

Este documentário é um retrato perfeito que une Sines na atualidade, a dimensão e a importância económica do seu Porto e a sua ligação ao mundo global.
Recordar a epopeia marítima de Vasco da Gama é a chave para estabelecer a ligação entre o passado, o presente e o futuro de Sines ao mar.

Sobre Francisco Manso:
O realizador Francisco Manso conta com uma longa e produtiva carreira, iniciada na década de 80, e um vasto currículo que inclui várias produções premiadas internacionalmente. Além de diversas longas metragens realizadas para cinema, com natural destaque para “O Testamento do Senhor Napumoceno” (1997) e “O Cônsul de Bordéus” (2001) e séries de televisão como é o caso da série “O Nosso Cônsul em Havana”, sobre Eça de Queiroz, atualmente em exibição na RTP1 é, sobretudo, uma figura incontornável no panorama do cinema documental português. Neste domínio, a sua obra é marcada pelo documentário de carácter social, antropológico ou etnográfico e também por produções dedicadas a episódios marcantes da história de Portugal e a figuras, movimentos e correntes de relevo da cultura lusófona.