Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

UE atribuiu 5 milhões de euros para dois navios a células de hidrogénio

A União Europeia (UE), através do programa Horizonte 2020 e no âmbito do The Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking (FCH JU), concedeu 5 milhões de euros ao projecto Flagships para apoiar a construção de dois navios comerciais operados a células de hidrogénio, com zero emissões, que deverão estar operacionais durante 2021.

Um dos navios será um empurrador, em Lyon, França, operado pela Compagnie Fluvial de Transport (CFT), e será usado como navio utilitário no Reno. O outro será um ferry de transporte de passageiros e veículos, em Stavanger, na Noruega, operado pela Norled no âmbito da sua rede local de transporte público.

No caso da Nordled, o objectivo é aplicar a sua tecnologia a hidrogénio em vários outros projectos relacionados com este tipo de combustível, como a construção do primeiro navio do mundo alimentado a hidrogénio líquido, para utilizar na ligação de Hjelmeland, na Noruega ocidental.

O projecto Flagships arrancou em 1 de Janeiro desse ano e reúne diversos parceiros industriais, incluindo armadores e fornecedores de células a hidrogénio. O consórcio abrange nove parceiros europeus, incluindo dois armadores (Norled e CFT), os fabricantes de equipamento marítimo ABB e LMG Marin, a Ballard Europe, a PerseEE, a VTT e o cluster NCE Maritime CleanTech. Em breve deverá juntar-se a Westcon Power & Automation.

O FCH JU é uma parceria público-privada que apoia actividades de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstrações relacionadas com células de hidrogénio na Europa. O seu objectivo é acelerar a introdução desta tecnologia no mercado, cumprindo o seu potencial como sistema energético capaz de contribuir para a descarbonização.

fonte