Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Impressão a 3D pode «reinventar radicalmente a produção e a logística»

Um programa sectorial conjunto entre a Autoridade Portuária Marítima de Singapura (MPA) e a sociedade classificadora DNV GL foi recentemente anunciado. Trata-se de um programa conjunto que consistirá no exame de peças produzidas pelas impressoras de 3D, que poderá ajudar a indústria a cortar custos e interrupções.

O programa, que funciona com dez empresas associadas da Singapore Shipping Association (SSA), tem como objectivo lançar uma lista de peças comumente solicitadas que são viáveis para impressão 3D com ou sem certificação.

A impressão a 3D, que tem tido pouca aceitação da parte da indústria marítima, segundo Steen Brodsgaard Lund, presidente do Comité Técnico da SSA, pode “não só a reduzir os custos de produção de peças sobressalentes para embarcações, mas também a reinventar radicalmente a produção e a logística, incluindo o uso de materiais completamente novos e mais adequados”.

fonte