Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Campeonato de Portugal de Cruzeiros apresentado no Funchal

Foi apresentado no Funchal o Campeonato de Portugal de Cruzeiros ORC 20198, em vela, evento que regressa à Madeira 17 anos depois e conta com um total de 23 embarcações e 250 velejadores.

A Associação Regional de Vela da Madeira em parceira com a Federação Portuguesa de Vela vai organizar um evento nacional para o período de 11 a 14 de Julho, a acontecer no Porto Santo e Madeira.

“Tão importante quanto assistirmos ao regresso deste grande evento à Madeira, 17 anos depois, é termos assegurado que esse regresso fosse também possível de integrar nas nossas Comemorações dos 600 Anos, numa feliz parceria com a Associação Regional de Vela”, adiantou a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.

Um evento desportivo que traz à Região mais de 200 participantes e que conta com o envolvimento da Madeira, “assume-se, também, uma oportunidade do ponto de vista turístico”.

Paula Cabaço que aproveitou a oportunidade para destacar “a transversalidade e a diversidade das Comemorações dos 600 Anos e o esforço que tem vindo a ser feito para não só integrar mais áreas e chegar a vários públicos – neste caso aos aficionados pelos desportos náuticos – mas, também, para envolver mais entidades, públicas e privadas e associações empresariais, na sua dinamização”, sublinhando que o apoio do Governo Regional, através da Secretaria que tutela, a estas iniciativas, tem sido uma constante e é para continuar no futuro, “sobretudo e, neste caso, aproveitando a chancela dos 600 Anos, para vincar a importância do nosso mar e de todas as atividades que, do ponto de vista desportivo mas, também, turístico, nele se desenvolvem”.

Através deste evento, pretendemos «desenvolver, fomentar e consolidar a imagem da Região, no sector da náutica de recreio, promovendo-a local, nacional e internacionalmente», rematou a governante.

Já Sérgio Jesus, presidente da ARVM admitiu que “à semelhança de eventos anteriormente realizados, pretende-se desenvolver, fomentar e consolidar as competências da Região no sector da náutica de recreio, promovendo-a tanto a nível local, nacional e internacional, aliado às comemorações dos 600 anos da descoberta do Porto Santo e da Madeira, uma vez que tal feito foi possível numa conjuntura muito familiar à da náutica de recreio.”

Com a presença de embarcações oriundas de Portugal Continental, dos Açores, das Ilhas Canárias e, claro da Madeira “pretende-se proporcionar condições óptimas para que este evento desportivo seja um sucesso e um momento ímpar de celebração de tão emblemático marco nas Descobertas promovidas por Portugal no século XV, sendo que a participação de embarcações e respetivas tripulações dos vários quadrantes nacionais é por isso desejada, com vista a termos uma prova efetivamente nacional e englobante das diversas realidades vividas no território português”, concluiu.

O Campeonato arranca no dia 11 na baía do Porto Santo, seguindo-se depois a travessia entre esta ilha e a Madeira, para no dia 13 de Julho realizar-se as derradeiras regatas na zona leste e sul da ilha.

A consagração dos campeões irá acontecer no domingo, 14 de Julho, na Village que será criada no Centro Náutico de São Lázaro.

fonte