Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Viana do Castelo, exemplo de literacia dos oceanos

Na sequência de um workshop intitulado “Estratégia Nacional do Mar 2020-2030: Educação e Literacia do Oceano” que ocorreu na biblioteca de Viana do Castelo, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, revelou ser Viana do Castelo um exemplo em literacia dos oceanos.

“Quando queremos procurar bons exemplos do que está a ser feito na área do mar, dizemos Viana do Castelo. Estão a fazer a literacia do mar através das escolas que aderiram à Escola Azul, através do programa Náutica nas Escolas, entre outras acções”, refere.

Ana Paula Vitorino, que anunciou que o programa Escola Azul pretende chegar, em 2020, a um total de 200 escolas de todo o país para promover a literacia do mar, acrescentou ainda que “além do que está a ser feito nas escolas, com a parceria dos municípios”, o objetivo do programa Escola Azul passa por “aumentar a participação das empresas, apelando ao seu sentido cívico e de cidadania”.

O programa Escola Azul, projeto nacional de literacia do oceano, foi lançado pela ministra do Mar, em fevereiro de 2018, para reforçar a ligação do sector do mar às escolas, contribuindo para a criação de gerações mais conscientes da importância do mar e da sua preservação.

Com 31 entidades parceiras, o projecto, “mais do que promover uma relação mais forte entre os jovens e o oceano, quer dar-lhes a conhecer as possibilidades que existem no mar em termos de carreiras profissionais”.

O tema na agenda dos decisores políticos, sinergias entre a comunidade educativa e as diferentes partes interessadas ligadas ao mar e estratégias educativas harmonizadas são outros dos propósitos do programa coordenado pela Direção-Geral de Política do Mar com a cooperação da Ciência Viva.

fonte