Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

A 3 E 4 DE JUNHO

Oriana pela última vez nos Açores

Os dias três e quatro de junho vão assinalar o último capítulo de escalas nos Açores por parte de um navio que nos últimos 20 anos se tornou um habitué destas paragens. Esta segunda-feira, o Oriana despede-se de Ponta Delgada e na terça-feira será a vez da Praia da Vitória, naquelas que serão as últimas escalas em mares açorianos. Em agosto, o navio vai cessar a atividade ao serviço da centenária P&O Cruises, depois de 24 anos de assinalável sucesso junto do mercado britânico. A partir do outono, o icónico navio será batizado Piano Land e vai integrar a recém-criada China Travel Services, tendo Xiamen como homeport para itinerários asiáticos.

Nos Açores, entre 1998, data da primeira escala, e 2019, efetuou 52 escalas, sendo que 34 foram em Ponta Delgada, 10 na Praia da Vitória e 8 no Porto da Horta. Deste considerável número de visitas, registamos mais de 90 mil passageiros e 40 mil tripulantes a bordo do Oriana, pelo que ficará registado como um dos navios de cruzeiros que mais vezes visitou esta região e mais visitantes aqui trouxe. A título de curiosidade, refira-se que este não é o primeiro navio daquele armador britânico a protagonizar um considerável número de visitas aos Açores, pois entre meados da década de 70 e os inícios dos anos 90, o mítico Canberra já havia realizado cerca de 25 escalas.

Esta última passagem pelos Açores do Oriana resulta de um cruzeiro de 17 dias intitulado Azores, Canary Islands & Portugal. Os 1747 passageiros e 769 tripulantes que se encontram a bordo, são aguardados pelas 08H00 desta segunda-feira em Ponta Delgada e estima-se que cá permaneçam até às 18H00, altura em que vão rumar à Praia da Vitória. Na ilha Terceira está previsto, sensivelmente, o mesmo tempo de escala.