Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Volume de negócios da Portos dos Açores aumenta 7,02% em 2018 para 20,9 ME

O volume de negócios da empresa pública Portos dos Açores, responsável pela gestão dos portos na região, foi de 20,9 milhões de euros em 2018, o que revela um acréscimo de 7,02%, anunciou a sociedade anónima.

Segundo uma nota de imprensa da Portos dos Açores, registou-se uma evolução "francamente positiva na generalidade das áreas nas quais exerce atividade", tendo-se verificado um acréscimo de 68,29% nos resultados líquidos face ao ano anterior, que se traduziu em mais 5,6 milhões de euros.

A transportadora marítima explicou que a "melhoria verificada" nos resultados "deveu-se, essencialmente, ao aumento do volume de negócios em cerca de 1,4 milhões de euros e à melhoria dos resultados das participadas, com um aumento de 113,86% face ao ano anterior".

Os navios e embarcações entrados nos portos do arquipélago registaram um crescimento de 0,24% face a 2017, mas com "reflexo muito superior em termos da dimensão dos navios e embarcações".

As mercadorias movimentadas aumentaram 4,39% em termos de peso, traduzido em toneladas, destacando-se a carga contentorizada, em que o aumento foi de 5,1%.

"Também em termos do número de unidades movimentadas, medido em unidades TEU', ou seja, unidades equivalentes a contentores de vinte pés, a variação foi da mesma ordem de grandeza, mais 5,03%, sendo o quarto ano de crescimento sucessivo neste segmento", refere-se ainda na nota de imprensa.

A Portos dos Açores sublinhou que o volume de passageiros movimentados em navios atingiu um "novo máximo histórico, superior a 164 mil passageiros, registando-se uma variação "francamente positiva em mais de 20%".

Na área de gestão de marinas e núcleos de recreio náutico, os indicadores "foram também bastante positivos", registando-se um crescimento de cerca de 10% no número de embarcações não locais entradas e de 7,72% no número de tripulantes.

LUSA