Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ATÉ 8 DE ABRIL

CEIIA E ESTUDANTES DA FEUP JUNTOS EM MARATONA TECNOLÓGICA PELA SUSTENTABILIDADE DOS OCEANOS

O CEiiA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, em parceria com o Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (NEEEC) organizam, de 1 a 8 de abril, a segunda edição do NEEEIL IT, uma maratona tecnológica que envolve 50 alunos dos cursos de Engenharia Eletrónica, Engenharia Física e Engenharia Informática.

Organizados em 10 equipas, os estudantes terão como desafio construir um protótipo de um veículo autónomo capaz de navegar por um ou mais percursos com obstáculos, simulando uma tarefa real como a recolha de lixo ou salvamento nos oceanos.

“Este evento tem como objetivo trazer futuros engenheiros para um ambiente propício ao desenvolvimento e experiência de novos produtos para a sustentabilidade dos oceanos”, refere Rui Dias, diretor da Academia do CEiiA.

De forma a preparar as equipas para a resolução do problema proposto, de 1 a 4 de abril, todos os participantes terão acesso a uma série de workshops técnicos, incluindo uma sessão da responsabilidade do CEiiA, na qual serão abordados temas específicos associados ao desafio.

“As equipas serão avaliadas em função do tempo em que o protótipo do veículo percorre o percurso estabelecido, assim como pela originalidade da solução”, acrescenta o responsável.

A competição final decorre nos dias 6 e 7 de abril, nas instalações do CEiiA em Matosinhos, e termina com a apresentação dos projetos das 10 equipas a um júri e respetiva atribuição de prémios.

A final da edição 2019 conta com alunos provenientes de universidades da Alemanha (Bremen e Karlsruhe), Finlândia (Helsínquia, Tampere e Oulu), Holanda (Delft e Eindhoven), Itália (Milão) e Noruega (Trondheim), os quais previamente selecionados em qualificações realizadas localmente.