Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal participa em jornada sobre Arrábida e Sado

Decorreu no 21 de março a 1ª Meia Jornada Agenda Arrábida Sado, organizada pelo jornal “O Setubalense” e Universidade de Évora. Com a participação do Porto de Setúbal, a conferência abordou a necessidade criar uma agenda que unifique os múltiplos atores destas duas “mais valias” da região de Setúbal em ações para criação de valor, alicerçado em sustentabilidade ambiental e económica. O evento foi dividido em dois painéis: Arrábida um Valor da Região; Sado – As Suas Riquezas e o Potencial de Desenvolvimento para a Região.

No segundo painel, o representante da APSS, Ernesto Carneiro, teve a oportunidade de fazer um enquadramento do Porto de Setúbal com a cidade e as suas gentes através dos tempos e da sua evolução, em termos infraestruturais, económicos e ambientais, como uma das grandes forças vivas do crescimento da região. Nesse sentido e dando resposta a uma problemática levantada por outros oradores do painel, explicou a necessidade do melhoramento das acessibilidades marítimas ao porto, nomeadamente no Canal da Barra e Canal Norte, uma modernização essencial para manter Setúbal como um porto de primeira linha no shortsea shipping, igualmente dando conta dos mais recentes e credenciados modelos, estudos, monitorizações e técnicas utilizados para projetar e executar a referida intervenção.

Saliente-se que o Porto de Setúbal foi o primeiro porto ECOPORT nacional certificado pela ESPO (European Sea Ports Organisation), sendo considerado um porto que aplica as boas práticas ambientais preconizadas pela referida organização nas suas atividades, por outro lado, beneficia em termos de taxas os navios com certificação GREEN AWARD, o que origina o aumento de escalas de navios mais ecológicos em detrimento de outros mais poluentes.