Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Associação de construção e Universidade de Coimbra realizam estudo sobre sector naval

A CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), está a realizar um estudo de mercado para “avaliar as necessidades de qualificação das empresas ligadas ao sector naval”, refere o consórcio INOV C 2020.

Recorde-se que o consórcio, chefiado pela UC, é co-financiado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18 de Abril de 2017 e 17 de Outubro de 2019, e concedeu apoio financeiro a este estudo de mercado, no âmbito de um projecto candidato designado HUB Naval (um dos 9 projectos complementares que integram a Rede de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação INOV C 2020).

Refere ainda o INOV C 2020 que “devido aos constrangimentos impostos pela passada crise financeira, as indústrias navais sofreram uma considerável perda de mão-de-obra” e que “com o retomar normal da sua actividade, as indústrias navais não conseguem captar recursos humanos especializados capazes de fazer face às suas necessidades”.

Segundo Luis Figueiredo Silva, coordenador do projecto, além do estudo em curso, que “será disponibilizado gratuitamente a todos os associados colectivos da CMM”. esta iniciativa visa “o levantamento das ofertas já disponíveis no mercado para suprir essas mesmas necessidades. “O projecto, pretende ainda perceber a falta de know-how especializado na região para que numa fase subsequente se possam analisar formas de colmatar essas deficiências”, refere o consórcio.

fonte