Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Terminal de Cruzeiros de Leixões aberto ao público todos os domingos

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões está aberto ao público aos domingos de manhã para que todos possam conhecer aquele que foi internacionalmente considerado o “Melhor edifício público” em 2015. Entre as 09h30 e as 13h00 é possível fazer uma visita guiada ao Terminal e observar a fachada atlântica a partir deste ícone arquitetónico.

O programa tem o preço de cinco euros por pessoa, sendo que as crianças até aos 12 anos têm entrada livre e os estudantes, os portadores de cartão jovem e os maiores de 65 anos beneficiam de um desconto de 30%, existindo também um pacote especial para famílias. O bilhete de entrada deve ser adquirido na receção do Terminal.

Durante a visita, os curiosos podem também assistir ao filme ‘A propósito de Leixões’, da autoria de André Valentim Almeida e Paulo Cunha Martins. Trata-se de ‘Um olhar sobre o Porto de Leixões – desde que há imagens em movimento do porto até aos dias de hoje – e da construção do edifício do Novo Terminal de Cruzeiros e Centro de Investigação do Mar da Universidade do Porto’, e corresponde a uma produção conjunta da APDL e da Universidade do Porto.

As visitas guiadas acontecem por ordem de chegada e em três horários: 10h15, 11h15 e 12h15. O acesso ao edifício faz-se pela portaria do Molhe Sul, junto ao jardim do Senhor do Padrão (via Rua do Godinho), em Matosinhos. O Terminal continua disponível para visitas de grupos, noutros dias e horários, mediante marcação prévia para o e-mail cruise.porto@apdl.pt.

OTerminal de Cruzeiros do Porto de Leixões está aberto ao público desde março de 2015 com visitas guiadas todos os domingos, de manhã, no inverno e todo o dia, nos meses de verão, tendo recebido já, desde a sua abertura, mais de sete mil visitantes.

Recorde-se que Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões tem vindo a ser distinguido com diferentes prémios na área da arquitetura e da engenharia: Prémio Excelência Cruise News 2019; Melhor Edifício do Ano 2017, pela Arch Daily; Melhor Edifício Comercial, pelos AZAwards em 2016; Melhor Porto do Ano, pelos Seatrade Awards em 2015, Melhor Empreendimento Imobiliário, Comercio, Serviços e Logística, pelo SIL em 2015; e Melhor Projeto na Categoria Engenharia, nos Prémios Construir em 2015.