Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DGRM recebe visita técnica da Administração Marítima de Moçambique

No âmbito do Protocolo de Cooperação assinado em 2018 entre a Ministra do Mar de Portugal e o Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, no domínio do Transporte Marítimo e dos Portos, o Instituto Nacional da Marinha (INAMAR), na qualidade de Administração Marítima daquele país, esteve durante cinco dias na Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) a preparar os dossiers técnicos com vista à preparação da auditoria da IMO ao Estado Moçambicano, prevista para o corrente ano.

Durante a visita técnica, a comitiva moçambicana liderada pelo Diretor Geral do INAMAR, Eugénio Muianga, teve oportunidade de acompanhar os procedimentos relacionados com os navios em serviço, novas construções de embarcações, pessoal de mar, controlo de tráfego marítimo, ordenamento do espaço marítimo português, sistema de qualidade da bandeira portuguesa, entre outros aspetos.

As competências do INAMAR em Moçambique e as competências da DGRM em Portugal são muito similares em matérias de Controlo do Estado de Bandeira, Costeiro e de Porto, pelo que as sinergias nas sessões de trabalho realizadas entre os dois organismos homólogos foram muito grandes.

De referir que foram também estudadas as bases para futuras colaborações, nomeadamente no que respeita a formação e treino de inspetores, bem como da digitalização de procedimentos.