Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Turismo de cruzeiros do Porto distinguido pelos Prémios de Excelência do CruisesNews Media Group

Quinta-feira, 21 de fevereiro, o turismo de cruzeiros do Porto foi distinguido pelos Prémios de Excelência da CruisesNews Media Group. Na cerimónia de entrega de galardões, que decorreu em Cartagena, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) viu reconhecidos os investimentos realizados em infraestruturas, em promoção turística, acolhimento e planeamento com as cidades e região.

Este prémio distingue, simultaneamente, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e a Via Navegável do Douro, que têm contribuído em larga escala para que o Porto seja já um destino turístico internacionalmente reconhecido no segmento de cruzeiros.

“É muito gratificante vermos reconhecido o trabalho que a APDL tem desenvolvido em prol da indústria de cruzeiros. Desde investimentos para melhorar as condições de navegabilidade, à promoção, ao planeamento e ao acolhimento dos passageiros e tripulações, muitos têm sido os esforços realizados para colocar o destino Porto e Norte de Portugal na mira das principais rotas mundiais”, salienta Joaquim Gonçalves, administrador da APDL.

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, que soma prémios pela sua icónica arquitetura, voltou a bater recordes em 2018, ao abrir as portas a 101 navios, cerca de 117 mil turistas e 57 mil tripulantes. Para este ano, a APDL antecipa mais um recorde com 113 escalas previstas, das quais 15 são inaugurais, e a chegada de mais de 120 mil turistas.

Já a Via Navegável do Douro, que tem vindo a ser alvo de investimentos para a melhoria das condições de navegabilidade e segurança, faz com que o Porto seja um dos principais destinos de cruzeiros fluviais da Europa. Multiplicam-se as empresas que têm vindo a apostar nesta via, com a chegada de novas embarcações.

A indústria de cruzeiros tem vindo a registar um aumento exponencial, tanto no Porto, como ao nível global. Só este ano vão entrar no mar 24 novos navios de cruzeiro e, em 2027, estima-se que estarão ao serviço mais 112 embarcações.

Recorde-se que esta foi a XII edição dos Prémios de Excelência em Cruzeiros, distinção com a assinatura da CruisesNews Media Group, empresa detentora do International Cruises Summit e das revistas CruisesNews e TopRiver. A cerimónia de entrega de galardões ocorreu, pela quarta vez consecutiva, em Cartagena, Espanha, e reuniu mais de 300 participantes.