Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APDL divulga Plano de Formação para 2019

O plano de formação para 2019, que já está disponível e pode ser consultado aqui, dá particular destaque a toda a formação certificada a desenvolver no setor da Operação e Segurança Marítima, incluindo a marítimo-turística, nos portos de Leixões, Douro e Viana do Castelo e na Via Navegável do Douro. Para tanto, é determinante a recente instalação de um Full Mission Bridge Simulator de manobra, com capacidade para ministrar treino e formação na operação com navios, rebocadores e VTS (Vessel Traffic Service).

Com a disponibilização deste novo equipamento, que deverá estar pronto a funcionar no segundo trimestre do ano, a região norte do País fica dotada de uma oferta formativa até agora inexistente e que, para além daqueles setores, pode também abranger outros potenciais interessados, designadamente, do setor da pesca, marinha mercante, empresas de rebocadores, entre outros.

Neste domínio, estão já programadas as ações de formação sobre “Técnicas de Resgate e Sobrevivência no Mar”, “Operação Radar” e “Técnicas de Manobra com Grandes Navios”.

Não menos relevante é o impacto que este plano tem nos portos dos PALOP´s , sendo várias as iniciativas de formação desenvolvidas pela APDL em vários portos internacionais, para além da participação de formandos desses portos no Centro de Formação da APDL, com destaque para os portos de Angola, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.

A referir que estes países contam já com 1179 participações, ministrada tanto no Centro de Formação, como localmente.

Algumas destas iniciativas foram concebidas à medida, por solicitação desses portos, nomeadamente, curso de Concessões Portuárias, Gestão Portuária, entre outros.

Este é um desafio audacioso mas determinante para uma região onde a aposta no desenvolvimento do setor marítimo-portuário e turístico é fundamental para a economia local e nacional.