Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Concorrência reconhece importância do sector portuário para economia portuguesa

A Autoridade da Concorrência (AdC) reconheceu esta segunda-feira que o setor marítimo e portuário tem uma "importância crucial" para a economia e sociedade portuguesas, contribuindo directa e indiretamente para a criação de emprego.

"Estou certa de que sobre um ponto não haverá qualquer divergência: a importância crucial do setor portuário para a economia e a sociedade portuguesas, no seu passado, no seu presente e no seu futuro", disse a economista-chefe da AdC, na conferência "Portos e Concorrência", que decorreu em Lisboa.

Durante a sua intervenção, Ana Sofia Rodrigues referiu que o setor tem contribuído "direta e indiretamente" para a criação de emprego e para o desenvolvimento económico.

"Esse papel tem sido fomentado pelo crescimento sustentado da procura de transporte marítimo de mercadorias e de serviços portuários, na sequência do aumento de fluxos de comércio internacional e do reforço da integração da economia mundial", referiu.

Em 2017, o transporte marítimo de mercadorias cresceu mais de 4% a nível mundial, a taxa mais elevada dos cinco anos anteriores, acompanhando esta tendência "a evolução positiva da economia a nível global".

A também chefe do gabinete de estudos da AdC e acompanhamento do mercado citou ainda a 'Review of Maritime Transport' das Nações Unidas para revelar alguns dos grandes desafios para o setor, como os riscos das políticas de comércio no contexto das guerras comerciais, a digitalização da economia e a expansão do comércio eletrónico, bem como a consolidação com o papel das alianças de operações de concentração no setor.

"O papel a desempenhar pelo setor portuário na gestão das oportunidade e desafios futuros dependerá do seu grau de eficiência", defendeu.

mais detalhes