Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Navios da Marinha treinam apoio ao combate à poluição

O navio hidrográfico "D. Carlos I" e a lancha hidrográfica "Auriga", com uma equipa embarcada de operacionais da Direção de Combate à Poluição do Mar da Direção-Geral da Autoridade Marítima, realizaram no dia 12 manobras e operações numa área a sul da barra Sul de Lisboa, a fim de testar o emprego destes navios no combate à poluição no mar por hidrocarbonetos.

​Estas operações consistiram na colocação na água de uma barreira oceânica de 200 metros e o seu posterior reboque com recurso aos dois navios, evoluindo e manobrando em formação “U” e “J”, formações estas normalmente utilizadas nas operações de recolha de hidrocarbonetos devido a derrames no mar.

Este teste permitiu validar com sucesso o apoio destes navios da Marinha à Autoridade Marítima no combate à poluição, confirmando-se as suas capacidades de manobra a baixas velocidades, o espaço disponível para operação das barreiras a bordo e a capacidade de reboque, características muito importantes neste tipo de operação.​