Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Investigadores do Porto lideram consórcio que visa localizar redes-fantasma no mar

Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no Porto, lideram um consórcio europeu que visa, através de sensores, localizar as "redes-fantasma" que se perdem no mar e assim "reduzir o lixo", revela a responsável.

"Nós temos de reduzir o lixo marinho. O nosso foco é atuar nessa redução, mas de uma forma preventiva, ou seja, na mudança de comportamentos, porque vamos centrar a nossa atuação num setor que acaba também por ser vítima do lixo marinho, que é a pesca", contou Marisa Almeida, a coordenadora do projeto.

Em entrevista à Lusa, Marisa Almeida explicou que o projeto, denominado NetTag, e iniciado em janeiro, vai assumir duas abordagens: uma preventiva e outra de sensibilização junto dos pescadores da zona noroeste de Portugal e da Galiza, as áreas abrangentes do projeto.

"Vamos ter uma abordagem de sensibilização, que é também preventiva. A ideia é promover as boas práticas a bordo. Aí, para além de sensibilizarmos para esta questão do lixo, vamos também mostrar-lhes a inovação tecnológica", sublinhou.

mais detalhes