Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Directora Executiva da Agência Europeia de Segurança Marítima visitou o Porto de Sines

No dia 8 de fevereiro, o Porto de Sines recebeu a visita da Diretora Executiva Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), Maja Kostelac, com o objetivo de conhecer o funcionamento desta infraestrutura portuária, com destaque para o funcionamento da JUP – Janela Única Portuária e a sua integração com a alfândega.

Esta visita surge no contexto do novo Regulamento Europeu da European Maritime Single Window pelo que integraram a comitiva a Diretora-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, Helena Borges, e o Diretor-geral da DGRM, José Simão, que também coordena os trabalhos de desenvolvimento da JUL – Janela Única Logística, projeto nacional que dará a resposta aos requisitos do novo regulamento.

A delegação foi recebida por Fernanda Albino e Duarte Lynce de Faria, membros do Conselho de Administração da APS, numa sessão em que foram comunicados os principais fatores de competitividade e a evolução do Porto de Sines nos últimos anos, destacando também a forte componente de segurança e proteção marítima desta infraestrutura portuária. Após uma apresentação detalhada do funcionamento da JUP em Sines, foi também demonstrado o estado atual do projeto da JUL, antes da visita às instalações portuárias.

Recorde-se que a Agência Europeia de Segurança Marítima é uma das agências descentralizadas da UE. Com sede em Lisboa, fornece assistência técnica e apoio à Comissão Europeia e aos Estados-Membros no desenvolvimento e implementação da legislação da UE sobre segurança marítima, poluição por navios e proteção.