Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

LEIXÕES

Porto de Leixões volta a bater record de cruzeiros e de turistas

 

Em 2018, o Porto de Leixões voltou a bater recordes de cruzeiros e de passageiros ao abrir as portas a 101 navios, cerca de 117 mil turistas e 57 mil tripulantes, revelou esta segunda-feira a administração portuária nortenha, que se mostra optimista em relação a 2019.

 

Ao longo do ano que está prestes a acabar, o Porto registou um crescimento de 1% no número de navios e de 22% em passageiros, comparativamente a igual período de 2017.

Graças à novo terminal de cruzeiros, a dimensão dos navios a escalar o Porto também tem vindo a aumentar. Este ano chegaram a Leixões 26 navios com mais de 250 metros.

“Já em Setembro, este Porto recebeu o novo Mein Schiff 1, o maior navio de sempre a atracar no terminal nortenho, com quase 316 metros de comprimento”, revela o Porto de Leixões em comunicado, acrescentado que, inicialmente, só atracavam navios até 300 metros. “O facto de termos conseguido ultrapassar este limite motiva-nos para futuras operações e habilita o nosso terminal a alargar a frota de companhias de cruzeiro”, destaca a administração portuária.

O ano também fica ainda marcado pela “estreia do terminal de cruzeiros no embarque e desembarque simultâneo de passageiros, o designado turnaround”.

No top 3 das nacionalidades a visitar a região norte de Portugal estão os ingleses, os alemães e os americanos. Estima-se, ainda, que os turistas que chegam a este porto “representem uma receita estimada de cerca de nove milhões de euros”, refere o comunicado.

Para o próximo ano, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) avança “expectativas em alta, com 110 escalas de navios de cruzeiros já agendadas, das quais 14 são inaugurais”, que deverão trazer à região do Porto e do Norte “cerca de 125.000 turistas”.

fonte