Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Os 18 dias em que Portugal é o centro da Economia do Mar

No outono, Portugal vai receber quatro eventos internacionais, que vão reunir milhares de agentes políticos e económicos relacionados com a Economia do Mar na região de Lisboa, uma oportunidade para afirmar o país como protagonista.

Este ano, durante 18 dias, Portugal vai ser o centro do mundo relacionado com os oceanos e a economia do mar. Entre meados de setembro e o início de outubro, realizam-se entre Lisboa e Cascais quatro grandes eventos internacionais, a par de diversas iniciativas complementares, que reunião milhares de agentes do sector marítimo de todo o mundo.

O primeiro e principal evento é a “Portugal Shipping Week 2018”, que decorrerá entre 17 e 21 de setembro, reunindo os principais especialistas mundiais do setor para a discussão das novas realidades e dos novos desafios do transporte marítimo mundial.

Esta é a primeira vez que este evento se realiza fora de Londres ou Bruxelas. Segundo a Shipping Innovation, organizadora do evento, a “Portugal Shipping Week 2018” vai “mostrar o papel de Portugal como centro marítimo global de transporte e logística”, juntando decisores políticos portugueses, armadores e operadores e outros stakeholders do sector marítimo, “que se concentrarão na navegação da região, em todos os seus aspetos, bem como nas tendências e influências globais”. O destaque recai sobre a presença de agentes do sector do “mundo lusófono da Europa, América do Sul, África e Ásia, juntamente com líderes da indústria marítima internacional”.

A conferência principal decorrerá na gare marítima de Alcântara e terá como tema “os desafios do futuro para uma nova geração do transporte marítimo”. Mas, durante estes dias, realizar-se-ão outros eventos, em paralelo, como a exposição intitulada “Portuguese Deep Sea”, centrada nas missões do batiscafo FNRS III em Portugal, 1956, com fotos tiradas pelo professor Mário Ruivo, e uma “timeline da exploração do mar profundo ontem, hoje, amanhã”.

 

Cruzeiros, Oceans Meeting e BioMarine Business Convention

Em simultâneo e pela primeira vez integrada na “Portugal Shipping Week” terá lugar, também em Lisboa, o “Seatrade Cruise Med 2018”, entre os dias 19 e 20 de setembro. O Porto de Lisboa – que ficou responsável pela organização o evento este ano – refere que este é um dos maiores eventos do mundo sobre o setor dos cruzeiros e o maior para a região do Mediterrâneo.

Espera-se a participação de mais de 2.600 profissionais do sector, estarão presentes mais de 60 empresas com espaços de exposição, cerca de 60 países estarão representados e mais de 30 marcas de companhias de cruzeiros de todo o mundo.

A “Portugal Shipping Week 2018” terminará com um outro evento que vem ganhando prestígio à escala global, a nível de governança dos Oceanos: o “Oceans Meeting”, que decorrerá na Cordoaria Nacional, organizado pelo Ministério do Mar. “A edição de 2018 do certame trará ao nosso país vários governantes mundiais e representantes das principais entidades internacionais ligadas aos Oceanos”, refere o ministério liderado por Ana Paula Vitorino. A agenda do encontro prevê uma sessão plenária de alto nível, seguida de conferências sobre a “economia circular azul e a ciência” e “o transporte marítimo verde e os port tech clusters”.

Estes 18 dias em que Portugal será o centro do mundo dos oceanos e da economia do mar terminarão com a “BioMarine Business Convention 2018”, certame internacional que se realiza pela primeira vez em Portugal e que decorrerá entre os 2 e 4 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais, onde serão discutidos temas relacionados com a economia do mar, “com o principal foco assente na sustentabilidade dos Oceanos”, segundo a organização do evento.

Para esta iniciativa, está prevista a presença em Portugal de mais de 300 CEO, investidores e agências governamentais especializadas na economia do mar.

fonte