Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Estudo de Impacto Ambiental de dragagem no Porto de Portimão será entregue à APA em Setembro

A Ministra do Mar garantiu, à margem da cerimónia de recepção do ‘Volcan de Tijarafe’ (que efectua a ligação entre a Madeira e o Continente), que o Estudo de Impacto Ambiental das dragagens no canal de navegação interior e na bacia de manobras do porto de cruzeiros de Portimão já decorre e deverá ser entregue à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no mês de Setembro, segundo matéria noticiada pelo jornal ‘Sul Informação’.

 

Estudo de Impacto Ambiental será entregue à APA em Setembro

«Neste momento, está a finalizar-se o Estudo de Impacto Ambiental e espera-se que, no início de Setembro, possa ser enviado para a APA, para que seja iniciado o procedimento que leva à Declaração de Impacto Ambiental», declarou Ana Paula Vitorino na passada Terça-feira, ao jornal ‘Sul Informação’, lembrando a morosidade deste tipo de processos. Ainda assim, mostrou-se esperançosa «em matéria ambiental», desejando que, em 2019, «estejamos em condições de lançar o concurso para fazer uma grande dragagem para aprofundar o canal».

Citando a Ministra do Mar, revelou o jornal regional que a empreitada custará «mais de 18 milhões de euros e está contemplada na estratégia para o aumento da competitividade portuária dos portos do continente, aprovada em resolução de Conselho de Ministros». Metade dessa quantia contará com financiamento comunitário.

«É preciso que Portimão assuma uma nova responsabilidade»

Na opinião de Ana Paula Vitorino, esta empreitada será importante para a evolução, não só do segmento dos cruzeiros mas também das mercadorias: «é fundamental o crescimento do Porto de Portimão para fazer entrar navios maiores», não só para cruzeiros, mas «também para mercadorias», cita o jornal.

A líder da pasta do Mar projectou um futuro de ambição para o Porto de Portimão: «O Porto de Portimão tem de ser mais do que um porto de cruzeiros», atirou. «Não podemos ter uma região do país sem um porto comercial, porque para o porto de Faro foi encontrada uma solução de cariz diferente. É preciso que Portimão assuma uma nova responsabilidade, vai passar a ser o único Porto de Mercadorias do Algarve», concluiu.

fonte