Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

COM O FOCO NA INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIA 4.0 NOS PORTOS E TRANSPORTE MARÍTIMO

MINISTRA DO MAR LANÇOU A PRIMEIRA EDIÇÃO DO BLUETECH ACCELERATOR

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresentou esta terça-feira a primeira edição do Bluetech Accelerator, destinada à inovação digital e automação nos Portos e Transporte Marítimo (Ports & Shipping 4.0) e inserida no Ocean Portugal Start-Up Program. A iniciativa faz parte do Programa Ocean Portugal, desenvolvido em conjunto pelo Ministério do Mar e pela FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

O Bluetech Accelerator surge depois de, a 23 de novembro do ano passado, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Presidente da FLAD, Vasco Rato, terem assinado um Memorando de Entendimento (MoU) que deu origem ao Programa Ocean Portugal, o qual visa desenvolver um conjunto de ações para a promoção do crescimento da Economia Azul. Uma dessas iniciativas é, precisamente, o Ocean Start-Up Portugal Program, cujo foco está no apoio ao desenvolvimento da inovação azul e empreendedorismo.

Dentro do Ocean Start-Up Portugal Program foi agora lançada a primeira edição do Bluetech Accelerator, com foco nos Portos, Transporte Marítimo e Digitalização da Logística Marítima, identificando e apoiando as start-ups mais promissoras do setor na busca de soluções inovadoras para uma indústria marítimo-portuária que enfrenta hoje desafios enormes como a sobrecapacidade, a segurança energética, os desenvolvimentos da inteligência artificial e da automação ou a necessidade de mudança no paradigma energético – desafios que deverão ser respondidos com as melhores e mais inovadoras práticas da Indústria 4.0.

Nesta primeira edição do Bluetech Accelerator serão então selecionados parceiros com soluções inovadoras no âmbito do 4.0 marítimo-portuário e que respondam às grandes tendências disruptivas que fazem cada vez mais parte do setor, como são os casos do Blockchain, Inteligência Artificial, Smart Shipping, Big Data, Automação dos Portos, Navios Autónomos ou Drones.