Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MINISTRA DO MAR:

NOVA LIGAÇÃO POR FERRY ENTRE FUNCHAL E PORTIMÃO ASSEGURA O «PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE TERRITORIAL»

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, esteve esta terça-feira no Porto de Portimão para a cerimónia de recepção ao ferry "Volcán de Tijarafe", que iniciou recentemente as ligações semanais entre o Funchal, na Madeira, e Portimão, no Algarve.

Na sua intervenção, a Ministra do Mar realçou que a nova ligação por ferry entre a Madeira e o Continente é fruto do trabalho conjunto entre o Ministério do Mar e o Governo Regional da Madeira, destacando ainda o papel da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, da Câmara Municipal de Portimão e do Grupo Sousa, que opera o navio através da ENM - Empresa de Navegação Madeirense.

A Ministra do Mar salientou ainda que a nova ligação por ferry assegura o «princípio da continuidade territorial» e mostrou-se otimista de que, no futuro, se possa «estender o serviço para além dos meses de verão» e, eventualmente, com «mais do que uma ligação semanal».

No final da cerimónia, todos os convidados tiveram oportunidade de conhecer o interior do "Volcán de Tijarafe".

O navio “Volcán de Tijarafe” transporta passageiros e veículos (ro-pax) e ligará Portimão e o Funchal, no mínimo, durante os próximos três anos, estando previsto um mínimo anual de 12 viagens de ida e volta, apenas para o período de verão. O trajeto entre o Funchal e Portimão dura cerca de 23 horas e é de destacar o aumento da procura – tanto de passageiros como de veículos – desde o lançamento do serviço.