Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MADEIRA

OOM descobre planície de corais ao largo da Ribeira Brava

Dia 5 de Julho, investigadores do Observatório Oceânico da Madeira (OOM) descobriram uma planície de corais profundos ao largo da Ribeira Brava e que constituem “espécies com grande valor ecológico e importantes indicadores climáticos”, revelou o OOM.

De acordo com o OOM, o ROV Luso da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, “operado a bordo do navio da Marinha Portuguesa NRP Almirante Gago Coutinho, fez o seu primeiro mergulho a sul da Ilha da Madeira” e após “1h e 30 m de descida, o ROV Luso poisou na planície abissal, a cerca de 2000 m de profundidade, ao largo da Ribeira Brava, descobrindo a planície de corais.

De acordo com a OOM, “a missão está a ser coordenada por investigadores do OOM e visa estudar a biodiversidade e a oceanografia física das zonas costeiras da Ilha da Madeira incluindo os canhões submarinos, vales que se propagam da costa até ao mar profundo em poucos quilómetros. Esta campanha oceanográfica está inserida no âmbito do Projeto OOM, financiado por fundos FEDER, geridos pelo IDR – Instituto de Desenvolvimento Regional”.

Ainda segundo o OOM, “as fotos recolhidas pelo ROV Luso ao largo da Ribeira Brava revelam a diversidade de formas e de cores destes corais descobertos nestas zonas totalmente desprovidas de luz (afótica), bem como os complexos ecossistemas que estes ostentam em seu redor”.

fonte