Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Estudo pretende compreender ambiente sub-aquático nos ancoradouros

Numa tentativa de desenvolver ancoradouros sustentáveis, a Universidade de Wollongong, na Austrália, e a NSW Ports, a autoridade portuária de Nova Gales do Sul, também na Austrália, criaram uma parceria com o objectivo de explorar opções para o ambiente sub-aquático nos ancoradouros, segundo o Safety4Sea.

No porto de Kembla, igualmente na Austrália, uma equipa está a examinar de que forma as âncoras no mar profundo afectam os ecossistemas marinhos, com a missão de encontrar áreas de alto valor de conservação, para que, trabalhando com a indústria do transporte marítimo, possam promover práticas sustentáveis neste sentido. A pesquisa tem a vantagem de poder gerar conclusões aplicáveis à escala global, com todos os benefícios que isso representaria para o ambiente.

Parte da sua missão é também mapear secções do fundo do mar perto de ancoradouros através de sondas e vídeos colocados no navio de pesquisa RV Bombora. Até agora, o estudo já revelou que os navios estão ancorados em recifes rochosos desconhecidos, que cobrem cerca de 60% do fundo do mar entre Bellambi Point e as Cinco Ilhas, na Nova Gales do Sul.

fonte