Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Pescadores garantem que há mais sardinha

Os pescadores algarvios garantem que este ano têm detetado mais sardinha no mar. O preço alcançado em lota cifra-se, em média, entre 1,50 e 2 euros/quilo, o que é um valor superior ao atingido em igual período de 2017.

"Há uma evidência clara da recuperação do recurso", revela ao CM Miguel Cardoso, presidente da Olhãopesca - Organização de Produtores de Pesca do Algarve. Este responsável acredita que o cruzeiro de monitorização que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera está a realizar no Algarve confirme que "há mais sardinha".

Mário Galhardo, presidente da organização de produtores Barlapescas, salienta que, além de a quantidade ter aumentado, "a sardinha já apresenta elevados níveis de gordura, pelo que está boa para assar". Este fator está a contribuir para o aumento do preço da sardinha, dado que no ano passado, por esta altura, o peixe estava mais magro.

PORMENORES
Quantidade e preço
No ano passado, os pescadores algarvios do cerco capturaram mais de 2,7 mil toneladas de sardinha. O preço médio foi de 1,64 euros, de acordo com os dados da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

Regresso ao mar
A pesca da sardinha esteve proibida durante cerca de sete meses, devido à necessidade da preservação da espécie. Os pescadores retomaram a sua atividade no passado dia 21 do corrente mês, mas com limites diários de captura.

fonte