Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Governo atribui desconto na gasolina à pequena pesca artesanal e costeira

O Governo vai atribuir um desconto na gasolina aos pescadores que se dediquem à pequena pesca artesanal e costeira, conforme indica uma portaria publicada em Diário da República.

O subsídio, suportado pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) até ao montante máximo de 500.000 euros, insere-se no âmbito do auxílio de minimis (conjunto de ajudas que os Estados podem conceder às empresas residentes, não afetando, de forma significativa, o livre comércio e concorrência) ao setor da pesca e corresponde a uma redução no preço final da gasolina, "equivalente ao que resulta de redução da taxa aplicável ao gasóleo consumido na pesca".

De acordo com o diploma, assinado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, e pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, podem beneficiar do subsídio armadores de embarcações registadas na frota de pesca do continente, com licença válida, que utilizem gasolina, bem como pessoas singulares ou coletivas que tenham a sua situação "tributária e contributiva regularizada".

"O montante do subsídio corresponde a um desconto por litro no valor da gasolina consumida equivalente ao valor da taxa reduzida do imposto sobre os produtos petrolíferos [ISP] aplicadas ao gasóleo consumido na pesca", lê-se na portaria.

As candidaturas são efetuadas junto da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), podendo ser apresentadas até ao dia 15 de julho, quando relativa à atividade das embarcações do primeiro semestre, ou de 16 de julho a 31 de outubro, relativas à atividade no segundo semestre.

De acordo com o Governo, "não será efetuado o pagamento dos respetivos subsídios quando o valor unitário seja inferior a 25 euros".

A portaria entrou em vigor terça-feira, dia 29, e a sua publicação produz efeitos a 01 de janeiro de 2018.

fonte