Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PAPEL ECONÓMICO E GEOESTRATÉGICO DA MADEIRA DESTACADOS PELA MINISTRA DO MAR NO DIA DO EMPRESÁRIO MADEIRENSE

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, marcou esta segunda-feira presença nas comemorações do Dia do Empresário Madeirense, evento que decorreu no Centro de Congressos da Madeira, no Funchal.

Na sua breve intervenção, a Ministra do Mar reconheceu o contributo relevante da Madeira e dos seus empresários para a economia do mar, a nível regional e nacional, lembrando também a importância geoestratégica dos Arquipélagos da Madeira e dos Açores, os quais concedem grande dimensão marítima a Portugal e justificam a proposta portuguesa para a extensão dos limites da sua Plataforma Continental. «A importância estratégica da Madeira não é só para os madeirenses mas para todo e qualquer português», vincou a Ministra do Mar.

Ana Paula Vitorino lançou ainda o desafio ao Governo Regional da Madeira para que trabalho em conjunto com o Ministério do Mar em várias áreas estratégicas como o aumento da competitividade portuária ou a descarbonização do sector do transporte marítimo, recordando a grande dinâmica do Registo Internacional de Navios da Madeira.

Por fim, a Ministra do Mar realçou também os avanços que têm sido feitos para tornar mais competitiva a marinha mercante nacional, não só o Registo Convencional mas também o Registo Internacional de Navios da Madeira, adiantando em primeira mão que já existe uma solução acordada dentro do Governo para avançar com uma proposta que permita polícia armada a bordo dos navios de bandeira portuguesa – uma matéria que seguirá para aprovação em Assembleia da República e que a Ministra do Mar espera ver concluída nos «próximos meses».