Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Sines negoceia fábrica de painéis solares da China e gás do EUA

Há projetos ambiciosos em cima da mesa e dois envolvem duas grandes potências mundiais: os Estados Unidos da América (EUA) e a China, explica Francisco Mendes Palma, em entrevista ao Expresso. A Aicep Global Parques, que gere, além de Sines, parques em Setúbal e Sintra, está há um ano e meio a negociar com os EUA a instalação de um complexo de tancagem de gás natural em Sines. E está também desde 2016 em contacto com um investidor chinês para a criação de uma fábrica de montagem de painéis fotovoltaicos, cujo objetivo seria exportar mais facilmente para a Europa. “Os chineses estão cada vez mais competitivos em preço e qualidade na produção de células fotovoltaicas. A ideia seria fazer em Sines a assemblagem de material vindo da China”, sublinha. Apesar das conversações, não há ainda nenhum compromisso assumido.

O projeto americano está mais avançado. “Tem havido interesse do outro lado do oceano em instalar em Sines operações logísticas de tancagem de gás natural. Os EUA passaram a ter tanto gás que hoje são exportadores e estão à procura de localizações para o armazenar. Já tivemos cá visitas de dois embaixadores norte-americanos em Portugal, o atual e o anterior, e de representantes das empresas potencialmente interessadas”, adianta. Os interessados são empresas privadas produtoras e/ou comercializadoras de gás. “Já estudaram localizações potenciais dentro de Sines e o reforço dos pipelines para fazer a ligação”, diz Mendes Palma. Em junho uma equipa da Aicep Global Parques viajará para a Washington para a World Gas Conference, para contactar potenciais investidores.

para ler na íntegra aqui