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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Notícias

PARA A CIMPOR

GRUPO ETE viabiliza a maior exportação portuguesa de clínquer de sempre

O GRUPO ETE acaba de viabilizar a maior exportação Portuguesa de clínquer de sempre, para o seu cliente CIMPOR, uma empresa InterCement, ao concluir o carregamento de 55.902 ton deste produto no navio graneleiro Vinayak, com destino ao Gana.

Esta operação que decorreu no tempo recorde de 1 semana útil foi integralmente executada por via fluvial. Implicou a carga do clínquer em barcaças no terminal fluvial próprio da fabrica do Centro de Produção de Alhandra da Cimpor, as quais foram transportadas por rebocadores até ao navio fundeado ao largo no Porto de Lisboa e descarregadas diretamente para este, por meio de gruas flutuantes.

O GRUPO ETE, o único em Portugal a realizar transporte fluvial de mercadorias e movimentações de carga e descarga ao largo, atividade que em 1950 foi pioneiro, carrega mais de 25 navios de clínquer/ano e supera a marca de 1M ton. Nesta operação de carga do Vinayak, estiveram envolvidas 2 gruas flutuantes e 3 rebocadores que transportaram um total de 23 batelões/barcaças.

Condições únicas do Porto de Lisboa associadas à navegabilidade do rio Tejo viabilizam operações sustentáveis e amigas do ambiente

As condições naturais do Porto de Lisboa – ao admitirem navios de grandes dimensões e calado como o Vinayak – e a sua localização no estuário do Tejo, um dos poucos rios nacionais aptos para o transporte fluvial de mercadorias (via rebocador e barcaça até ao porto), permitem que as industrias localizadas até Valada do Tejo possam optar por este modo de transporte complementar e sustentável, para a exportação/importação marítima de mercadorias.

PARA LER NA ÍNTEGRA AQUI