Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

NOVO CAIS DOS PESCADORES DE CAMINHA INAUGURADO PELA MINISTRA DO MAR

«Palavra dada, palavra honrada» - sábado, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugurou o novo Cais dos Pescadores de Caminha, depois de um Protocolo assinado em 2017 entre a Docapesca - Portos e Lotas, S.A. - com apoio do Mar 2020 - e a Sociedade Polis Litoral Norte. «Este foi um compromisso de concretizar a vontade das pessoas», admitiu a Ministra do Mar na cerimónia de inauguração, destacando o papel dos pescadores que têm sido «um dos principais parceiros do Ministério do Mar nestes dois anos e meio de Governo».

Em causa está um investimento de 820 mil euros, que permitiu aumentar a área útil desta estrutura de 570 para 1.660 metros quadrados e prolongar a zona de atracação de barcos para os 85 metros com as devidas condições de segurança.

A obra incluiu ainda a reparação e beneficiação da rampa-varadouro, a recuperação das escadas para acesso às embarcações, a instalação de um novo guincho na rampa e a melhoria do sistema de iluminação com a instalação de três colunas com seis metros de altura.

A expansão da área do cais, em 1.090 metros quadrados, possibilita uma maior arrumação das embarcações em seco – para atividades de manutenção e reparação – e o incremento da capacidade de manuseamento dos aprestos de pesca.

Para o acesso ao areal na baixa-mar, foi ainda construída uma escadaria em betão pré-fabricado ao longo do muro-cais.
Esta é uma obra à qual a Ministra do Mar atribui especial importância, concebida para garantir a melhoria das condições de trabalho dos pescadores e da operação portuária, a convivência da nova estrutura com a população local e os turistas, assim como a articulação harmoniosa com a projetada marginal de Caminha.

Trata-se de um investimento da Docapesca - Portos e Lotas, com apoio do Mar 2020, executado pela Sociedade Polis Litoral Norte, através de um protocolo de cooperação técnica e financeira, cuja inauguração contou ainda com as presenças do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, do secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, do presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, da presidente da Docapesca, Teresa Coelho, do presidente da Polis Litoral Norte, Pimenta Machado e do presidente da Comunidade Piscatória de Caminha, Augusto Porto.