Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Esta semana Ponta Delgada recebe 17 navios de cruzeiro e mais de 46 mil visitantes

Numa semana verdadeiramente alucinante no que concerne ao movimento de navios de cruzeiros nos Açores, Ponta Delgada assume particular protagonismo por dar as boas vindas a nada mais, nada menos que 17 navios de cruzeiros.

É sobejamente conhecido que nestas paragens o mês de abril gera uma assinalável dinâmica de paquetes de turismo, no entanto as expetativas para esta semana vão um pouco além do habitual. É, de facto, na capital micaelense que está previsto um número de visitas de navios de turismo que, até à data, não tem sido comum num tão curto espaço de tempo.

Inevitavelmente, todas as atenções se vão centrar nos dias 23 e 24, quando o Porto de Ponta Delgada receber, respetivamente, quatro e cinco navios de cruzeiros, em simultâneo. Além deste feito, acresce referir que, exceção feita ao dia 27, em todos os restantes dias, entre 23 e 29 do corrente, vão estar dois ou mais paquetes atracados no porto micaelense.

Para amanhã, dia 23, estão agendados o Celebrity Eclipse, Celebrity Silhouette, Arcadia e Marella Discovery 2, navios que deverão movimentar cerca de 13300 visitantes. O concretizar deste número vai traduzir-se no destronar de um recorde já com alguns anos, recorde esse relativo ao dia com maior movimento de navios de turismo num porto açoriano, o célebre 14 de maio de 2011, então com 11209 visitantes.

No dia seguinte, novo máximo em perspetiva caso se concretizem as cinco escalas a realizar pelo estreante Zenith e habituais Rotterdam, Royal Princess, Le Ponant ou Celebrity Eclipse, este último que permanece do dia anterior. Embora tenhamos mais navios que segunda-feira, dois são de médias dimensões e o Le Ponant é um pequeno iate de cruzeiros. Não obstante, são esperados cerca de 12200 visitantes, valor também acima do referido máximo de 2011.

Em dois dias, nove escalas e mais de 25 mil visitantes é algo digno de destaque e só vem contribuir para que os Açores consolidem uma posição de relevo neste nicho de mercado.

Para o feriado alusivo à Revolução dos Cravos, está reservada a escala mais aguardada do ano nos Açores, protagonizada pelo Norwegian Bliss, navio que se encontra a realizar a sua viagem inaugural entre o Reino Unido e os Estados Unidos da América. Nesse dia 25, este novíssimo paquete da NCL terá a companhia do conhecido Prinsendam.

No dia 26, será a vez dos habituais AIDAmar e Vision of The Seas visitarem o centenário porto micaelense. No conjunto, vão trazer à cidade cerca de 5200 visitantes. No dia seguinte, contamos receber o Serenade of the Seas e no sábado, o Norwegian Jade e o Deutschland, com mais 3200 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Finalmente, no domingo, Navigator of the Seas e Norwegian Star representam mais sete mil visitantes a percorrer as principais artérias da cidade e as belezas naturais da ilha de São Miguel.

Se a estes impressionantes números de Ponta Delgada adicionarmos as escalas previstas na Horta e na Praia da Vitória, estimamos que, apenas numa semana, o arquipélago receba mais de 55 mil visitantes.