Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

AÇORES

Três navios de cruzeiro com 12500 visitantes este fim de semana

Este fim de semana traz a duas ilhas açorianas um interessante movimento de navios de cruzeiro, isto porque estão agendadas três escalas de turismo resultantes dos habituais itinerários transatlânticos desta época.
A primeira visita ocorre este sábado, dia 21 de abril, em Ponta Delgada, e será protagonizada pelo Norwegian Breakaway, um dos recentes membros da frota da Norwegian Cruise Line, que assim se estreia em águas açorianas. Curiosamente, o mais recente, o Norwegian Bliss, vai visitar Ponta Delgada, também pela primeira vez, já no dia 25 de abril.

Inaugurado há precisamente cinco anos, o Norwegian Breakaway foi construído pelos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha. Aquando do seu lançamento, era o nono maior navio de cruzeiros do mundo, estatuto adquirido graças às 144 mil toneladas de arqueação bruta, 325 metros de comprimento, 40 metros boca e 8,8 metros de calado. Também a grande dimensão faz-se notar na capacidade para acomodar perto de 4 mil passageiros e 1651 tripulantes. Desde que iniciou atividade, tem operado a partir de New York com cruzeiros às Bermudas e Caraíbas. Este ano, e pela primeira vez, vai realizar a temporada de verão na Europa, tendo como homeport Copenhaga. Neste seu reposicionamento, realiza uma travessia atlântica entre a Big Apple e Southampton, com escalas em Ponta Delgada, Cork, Portland e Le Havre.
Previsto para as 07h00 de amanhã, serão cerca 5309 visitantes que vão conhecer a cidade e a ilha. Pelas 17h00, o Norwegian Breakaway vai zarpar e prosseguir com o itinerário previsto, desta feita rumo a Cork, na Irlanda. A título de curiosidade refira-se que, o concretizar desta visita, implica que Ponta Delgada se torne, até à data, no único porto nacional a receber o referido navio. Destaque ainda para a interessante pintura do navio alusiva a New York, autoria do conhecido artista Peter Max.

No domingo, dia 22 de abril, o Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar volta a receber mais um gigante dos mares, desta feita o já conhecido Regal Princess, navio que tem-se revelado um regular visitante da ilha de São Miguel. É mais uma escala que resulta de um cruzeiro entre os Estados Unidos e a Europa, mais precisamente entre Fort Lauderdale e a capital dinamarquesa, que também será o homeport para a temporada europeia que vai realizar no Mar Báltico.
Entre passageiros e tripulação, viajam no navio da cruise line da famosa série televisiva "The Love Boat" cerca de 4770 pessoas. O Regal Princess deve iniciar manobras de amarração pelas 06h00 e tem saída agendada para as 14h00, com destino a Cherbourg, na França.

Ainda no dia 22 de abril, mas no Porto da Horta, deverá ocorrer mais uma escala inaugural, escala essa realizada por uma das nova aquisições da ex Thomson Cruises, agora designada Marella Cruises, o Marella Discovery 2. Esta importante visita, assinala a estreia nos Açores da companhia com esta nova designação e, simultaneamente, do navio na Horta. O antigo paquete da Royal Caribbean encontra-se em viagem transatlântica entre a Montego Bay, na Jamaica, e Palma de Maiorca, incluindo o seu roteiro visitas a George Town, Amber Cove, Gran Turk, King's Wharf, Ponta Delgada, Cadiz, Malaga e Cartagena. Inaugurado em maio de 1995, o ex Legend of the Seas foi construído nos estaleiros Chantiers de L’Atlantique, em França, sendo o primeiro navio da classe Vision.
Com 264 metros de comprimento, 32 metros de boca, 7,3 metros de calado, possui 69 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para transportar 2076 hóspedes e 720 tripulantes. O navio disponibiliza ainda 11 decks para passageiros, com um total de 900 cabines. Na presente viagem, encontram-se a bordo 2447 pessoas, que depois de visitar a ilha do Faial vão ter a oportunidade de, no dia seguinte, conhecer São Miguel.