Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTA QUINTA-FEIRA

MSC PREZIOSA estreia-se em Ponta Delgada com três mil brasileiros a bordo

O Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebe esta quinta-feira, dia 19 de abril, a aguardada escala inaugural de um dos referenciados navios de cruzeiro da galardoada frota da MSC Crociere, o MSC Preziosa. Esta estreia em portos açorianos resulta do itinerário transatlântico de 21 dias entre São Paulo e Kiel, viagem essa que inclui visitas a Salvador da Baía, Tenerife, Lisboa, Vigo, Le Havre, Southampton e Zeebrugge. É aguardado no porto açoriano pelas 08:00 horas de amanhã e vai rumar à capital portuguesa pelas 16:00 horas. A bordo encontram-se cerca de 3473 passageiros, três mil dos quais são brasileiros, o que certamente vai trazer uma animação muito especial à cidade.

Este elegante e contemporâneo paquete possui 139,072 toneladas de arqueação bruta e transporta, na sua capacidade máxima, 3502 passageiros com 1230 tripulantes. Foi construído nos estaleiros franceses STX Europe, em St. Nazaire, e entregue ao armador em março de 2013, numa cerimónia que contou com a habitual presença da conhecida atriz italiana Sophia Loren, madrinha de todos os navios de cruzeiro da MSC.
Disponibiliza 18 decks para passageiros com 1751 cabines, maior parte das quais são exteriores com varanda ou com janela. Destacamos ainda os seus 333,3 metros de comprimento, 38 metros de boca e 8,4 metros de calado. Na sua velocidade máxima atinge os 23,75 nós, embora normalmente navegue a uma média de 18/20 nós.

Apesar de seguir os padrões da classe Fantasia, este navio estava inicialmente projetado para uma companhia libanesa. Os acontecimentos provocados pela Primavera Árabe precipitaram aquelas pretensões e o MSC Preziosa acabou por integrar a frota do conhecido armador italiano, juntando-se assim aos praticamente idênticos MSC Fantasia, MSC Splendida e MSC Divina.

Referência inevitável para a MSC Crociere como uma das mais dinâmicas frotas da atualidade. Em dezembro de 2009, a MSC Crociere era a quarta maior cruise line do mundo, superada apenas pela Carnival Corporation, Royal Caribbean International e Norwegian Cruise Line.
Em 2013, com a aquisição deste MSC Preziosa, chegou a ocupar o posto de terceiro maior armador de cruzeiros do mundo, todavia o significativo aumento da frota da Norwegian Cruise Line retirou-lhe o lugar no pódio.
Atualmente, a empresa gere 14 navios e o seu CEO, Pierfrancesco Vago, anunciou a construção de mais navios. Em 2017, foi inaugurado o MSC Seaside e no presente ano, dentro de um mês, será a vez do MSC Seaview. Para 2019, destaque para as novidades MSC Bellissima e MSC Grandiosa.
Até 2026 estima-se que a frota de MSC Cruzeiros integre 24 navios, pois já estão encomendados mais 7 novas aquisições para o gigante italiano.