Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

MINISTRA DO MAR EM OLHÃO

Uma escola com os pés na Ria Formosa

A Ministra do Mar atribuiu a distinção de Escola Azul ao Agrupamento de Escolas João da Rosa em Olhão. Porque é preciso "vocacionar os jovens para a preservação do mar".

Para duas turmas do agrupamento de escolas João da Rosa, em Olhão, sexta-feira foi um dia diferente. O alunos foram para a Quinta de Marim andar com as botas dentro da Ria Formosa e tiveram uma visita particular. O professor fez as apresentações: "Vais explicar a esta senhora que se chama Paula e é a Ministra do Mar se isto são algas ou plantas marinhas", diz a um aluno.

A aula no meio ambiente, entre as ervas marinhas e o lodo que os miúdos fizeram questão de pegar com as mãos, é uma forma de envolver 600 jovens deste agrupamento de escolas nas questões ambientais da Ria Formosa.

Por isso, Ana Paula Vitorino atribuiu a esta escola a distinção de Escola Azul, um estabelecimento de ensino que desenvolve projetos ligados ao mar.

O professor Nuno Magalhães explica que "a proteção do cavalo-marinho, campanhas sobre a erosão ou apanha de plásticos" são algumas das iniciativas que estão a realizar.

O cavalo-marinho, símbolo da Ria Formosa, é uma espécie cujo habitat e preservação estão em risco e as crianças são alertadas para esta situação.

Ana Paula Vitorino considera que com estas iniciativas o mar e o meio ambiente ficam a ganhar. "Para que estes jovens mais tarde enquanto adultos sejam preocupados com o mar, as zonas costeiras e as diversas espécies".

Em todos o País existem várias Escolas Azuis, escolas que decidiram desenvolver projetos para dar maior literacia às crianças sobre os oceanos.

fonte