Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística

Notícias

Fundo Azul paga primeiro meio milhão de euros este mês

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse esta quinta-feira, 12 de Abril, no Parlamento, que os primeiros 500 mil euros de apoios do Fundo Azul, criado designadamente para financiar startups tecnológicas da economia do mar, vão ser pagos este mês.

No debate público sobre a economia do mar e o sector marítimo-portuário, Ana Paula Vitorino disse que o Fundo Azul já recebeu 205 candidaturas, tendo sido aprovada mais uma dezena. Quanto aos primeiros pagamentos, disse que estão a decorrer os processos de consulta "para que possam ser efectivados".

Ana Paula Vitorino respondia às críticas do deputado do PSD Pedro do Ó Ramos, que lembrou que o Fundo Azul foi criado em Março de 2016 e tinha uma previsão de execução de 13 milhões de euros ainda em 2017.

As críticas dos social-democratas incidiram também sobre os investimentos nos portos e a renegociação das concessões dos terminais portuários.

A ministra do Mar respondeu aos exemplos de derrapagens nos calendários com o argumento de que o plano de investimentos nos portos - no valor de 2,5 mil milhões de euros - são para ser "concretizados em 10 anos e durarão quase um século".

Ana Paula Vitorino disse ainda no Parlamento que a economia do mar representa 3,6% do emprego na economia portuguesa" e apontou que, entre 2003 e 2016, o volume de negócios da economia do mar cresceu 13%, afirmando esperar que a tendência se continue a verificar no último triénio.

"Este crescimento foi impulsionado [pelo aumento] de 13% nos portos, pela construção naval que subiu 48%, a pesca e a transformação aumentou 5%, destacando-se o aumento de 23% no preço médio de primeira venda", notou.

fonte