Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

DGRM recebeu grupo de formandos da Escola da Autoridade Marítima

Um grupo de formandos da Escola da Autoridade Marítima visitou a DGRM (Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos), com o objetivo de melhor se inteirarem sobre o exercício das competências atribuídas a esta Direcção Geral, nomeadamente as que dizem respeito à Autoridade Nacional de Pesca e de Controlo de Estado Costeiro.

Na visita à DGRM foi efetuado um breve enquadramento do SIFICAP – Sistema Integrado de Vigilância, Fiscalização e Controlo das Atividades da Pesca, nas duas vertentes, coordenação e sistema de informação, bem como uma apresentação dos sistemas utilizados no Centro de Controlo e Vigilância da Pesca, peça fundamental na coordenação e disponibilização de informação operacional às entidades participantes no SIFICAP.

Foi também realizada uma visita às instalações do VTS - Centro de Controlo de Tráfego Marítimo, em Paço de Arcos, onde foi realizada uma apresentação sobre a monitorização e acompanhamento efetuado através do Centro do Controlo do Tráfego Marítimo, onde a DGRM é a autoridade nacional para a rede europeia de partilha de informação relacionada com a segurança, proteção e vigilância marítima, através da Agência Europeia de Segurança Marítima.

Os formandos visitantes irão exercer funções de Comandante e 2.º Comandante de porto, sendo que as capitanias têm um papel importante na fiscalização e decisão de processos da pesca, nas respetivas áreas de jurisdição.