Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

88.º LUGAR

Porto de Sines com a melhor classificação de sempre no ranking mundial de contentores

Depois de em 2016 ter entrado, pela primeira vez na sua história, no top 100 dos portos mundiais com mais contentores movimentados, em 2017 o Porto de Sines escalou três lugares na tabela e é agora o 88.º maior porto mundial. O ranking da Alphaliner coloca o Porto de Sines na melhor classificação de sempre da sua história!

Em 2017, o Porto de Sines movimentou 1,67 milhões de TEUs, naquele que foi também o melhor resultado da sua história, num crescimento de 10,3% face aos resultados de 2016 (1,51 milhões de TEUs).

Sines é o 15.º maior porto europeu com mais contentores

O ranking da Alphaliner permite ainda constatar que o Porto de Sines manteve o 15.º lugar no ranking europeu dos portos com mais carga contentorizada, posição que já ocupava em 2016.

O Porto de Sines surge nesta lista atrás de Roterdão (Holanda), Antuérpia (Bélgica), Hamburgo (Alemanha), Bremerhaven (Alemanha), Valência (Espanha), Algeciras (Espanha), Pireu (Grécia), Felixstowe (Reino Unido), Marsaxlokk (Malta), Barcelona (Espanha), Le Havre (França), Génova (Itália), Gioia Tauro (Itália) e Southampton (Reino Unido).

Porto de Xangai mantém liderança do ranking dominado por portos asiáticos

Foi sem surpresa que o Porto de Xangai, na China, manteve o primeiro lugar desta tabela, movimentando em 2017 40,23 milhões de TEUs (+8,3% do que em 2016, com 37,16 milhões). 2017 serviu mesmo para Xangai reforçar a sua liderança, movimentando mais 6,6 milhões de TEUs do que o segundo da tabela, o Porto de Singapura. A fechar o pódio surge outro porto chinês, de Shenzhen, com 25,21 milhões de TEUs.

O top-10 conta com seis portos chineses (Xangai, Shenzhen, Ningbo, Hong Kong, Guangzhou e Qingdao), aos quais se juntam outros dois portos asiáticos: Singapura e Busan (Coreia do Sul). O Porto de Los Angeles-Long Beach é o primeiro não asiático na tabela, no 9.º lugar. O Porto do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, fecha o top-10.

O primeiro porto europeu da lista é o Porto de Roterdão, no 12.º lugar, tendo movimentado 13,73 milhões de TEUs em 2017 – num crescimento de 10,9% face a 2016.

110 maiores portos mundiais cresceram 6,1% em 2017

Na análise da Alphaliner ao movimento portuário de contentores à escala mundial, fica ainda evidente o crescimento na movimentação de carga entre os 110 maiores portos do ranking. Em 2017, foram movimentados cerca de 600 milhões de TEUs nestes 110 portos, um valor 6,1% superior aos 565 milhões de 2016.

Apenas 12 desses 110 portos registaram quebras de movimentação face a 2016, o que significa que 98 portos movimentaram mais do que no ano anterior – entre os quais, claro está, o Porto de Sines.

A maior quebra foi de um porto europeu, de Gioia Tauro (Itália), com um decréscimo de 12,4% face a 2016. Já o porto que mais cresceu foi o Porto de Cristóbal (Panamá), com um aumento de 65,2% que o fez chegar precisamente ao lugar número 110.

fonte